segunda-feira, 30 de março de 2015

Marinheiro de primeira viagem!

Eu sempre digo que viajar de cruzeiro é o melhor custo/benefício que existe! Imagine você, em um “hotel” cinco estrelas com comida incluída e ainda conhecendo em uma mesma viagem vários destinos. Eu já me sinto em alto mar... incrível, simples assim!

Com todas as facilidades de se viajar hoje em dia, podendo dividir um pacote em alguns casos em até 10 parcelas, embarcar em um cruzeiro ainda é considerado por muito um luxo. Apesar de ser o sonho da maioria das pessoas, muitas vezes as dúvidas são tantas que as pessoas acabam desistindo por achar que é complicado e caro demais.

Não deixe que isso aconteça com você!!! A experiência é única, por isso, vou dar algumas dicas de como tudo funciona para a sua primeira experiência.

Ah... E assim que terminar de ler as dicas, sei que não vai se segurar, então, BOA VIAGEM!




As escolhas:

Roteiro:

Existem muitos navios e roteiros pelo mundo, no Brasil a temporada acontece somente no verão, os navios vem de várias partes do mundo e ficam de novembro a abril. Os roteiros geralmente são de 3, 4 ou 7 noites, em sua maioria saem do Porto de Santos ou do Rio de Janeiro e fazem roteiros para o nordeste ou para o sul indo até Buenos Aires e/ou Montevideo.

Cabine:

Um navio possui vários tipos de cabines, as mais simples e conseqüentemente mais baratas são as internas, em seguida as externas (isso não quer dizer que tenha acesso à área externa, é apenas uma escotilha fechada pela qual se consegue ver o lado de fora... rssss) e depois as externas com varanda, as outras cabines mais luxuosas variam de nome e tamanho de acordo com o navio escolhido.

Turno de jantar:

A maioria dos cruzeiros conta com dois turnos de jantar, o primeiro entre 18:00 e 19:00 e o segundo entre 20:00 e 21:00. Esse turno de jantar deve ser definido no momento da compra e será o mesmo para todos os dias da viagem. Caso esteja viajando em grupo é possível colocar todos os hóspedes  na mesma mesa de jantar mediante disponibilidade.

Preparando as malas:

Não se esqueça de lacrar as malas e identificá-las com etiquetas de fácil visualização, no check-in a mala deverá ser identificada novamente com etiquetas coloridas com letras e/ou números para o controle da tripulação.

Os objetos frágeis, pessoais e de valor, como medicamentos, jóias, documentos, câmeras fotográfi cas e filmadoras, computadores, entre outros, deverão ser transportados com o hóspede como bagagem de mão.

O que levar?

Verifique o clima na região em que o cruzeiro passa para levar as roupas adequadas, no Brasil geralmente leve roupas leves.

Foi-se o tempo em que era obrigatório o uso de roupa de gala durante os jantares mas isso não significa que se deva ir de short e camiseta, eu sempre indico uma roupa mais arrumadinha, mas todo glamour não é mais necessário. Durante o dia roupa de praia para os roteiros que acontecem durante o verão.

Itens não permitidos em cruzeiros:

-  Objetos que emitam calor ou produzam chamas. Isso inclui ferros de passar, fogões elétricos, velas, incensos e qualquer outro item que possa gerar incêndios.

 - Droga ou substância ilegal, nenhum tipo de arma, tesouras, facas, explosivo ou item que possa oferecer risco à saúde e segurança dos hóspedes e ao meio ambiente.

- Alimento ou bebida, seja ela alcoólica ou não. Garrafas e latas fechadas serão retidas e devolvidas no desembarque, as abertas não serão devolvidas.

Lembrando que toda bagagem está sujeita a inspeção por cães farejadores.




Antes de sair de casa

Verifique a documentação de embarque (voucher de viagem) e os dados da sua reserva, nome do navio e número da cabine, se a sua companhia de cruzeiro oferecer check-in online é bom fazer para economizar tempo no terminal.

No terminal

O check-in, em qualquer companhia, não se inicia antes das 11:00 da manhã. Como há um tráfego intenso de hóspedes desembarcando dos navios até este horário, é expressamente recomendado que os cruzeiristas cheguem ao terminal após as 11:00 da manhã. Aproveite o período da manhã para conhecer os pontos turísticos da cidade.

- Dirija-se ao setor de bagagem para deixar as suas malas. Certifique-se mais uma vez que todas as suas malas estão identificadas antes de deixá-las no terminal, para cruzeiros internacionais, recomenda-se portar o comprovante de aquisição no país (nota fiscal), ou comprovante de importação anterior, de bens de elevado valor de origem estrangeira que se deseje levar na viagem, como notebooks e câmeras filmadoras. Desta forma evita-se a posterior tributação dos mesmos.

- Depois de deixar as malas, procure o balcão de atendimento da companhia de cruzeiro que você vai embarcar e informe-se sobre os procedimentos e horários de embarque, lembre-se de ter em mãos todos os dados da sua reserva e documentos de identidade da família.

- O check-in se encerra 2 horas antes da partida do navio, portanto fique atento aos horários de chegada e saída do seu navio.

No desembarque

- Fique atento aos informativos deixados na cabine para saber os horários e procedimentos de desembarque.

 - Ainda a bordo, verifique todas as suas despesas de bordo e, em caso de dúvida, dirija-se à recepção, essas despesas devem ser pagas antes do desembarque assim como todas as divergências detectadas devem ser resolvidas. Nenhuma análise ou reembolso poderão ser feitos após o desembarque.

 - Ao buscar a sua mala no terminal, verifique se a mala é mesmo de sua propriedade. As malas podem ser muito parecidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário