quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Hola México... Ahí voy yo!!!


Agora você não vai mais conseguir enrolar sua esposa para fazer aquela tão sonhada segunda lua de mel em Cancun, ou quem sabe parar de adiar aquela viagem com os amigos para degustar várias garrafas de tequila, acompanhada com laranja e canela. Hummm.... Já pensou?
Pra quem está há tempos se programando para fazer uma visitinha aos amigos mexicanos, acabaram as desculpas.
Desde o mês passado, o turista que fizer uma viagem de menos de 30 dias para o país poderá emitir apenas uma autorização eletrônica pela internet que poderá ser tirada para viagens de turismo, negócios e pessoas em trânsito no país.
A autorização está facilitando a entrada de turistas no país, que não precisam passar mais pela burocracia do consulado. E o melhor!!! Por enquanto ela está sendo emitida sem custos, ou seja, ‘Libre’, basta preencher o formulário para solicitar a autorização para a viagem.
Mas, nem tudo são flores, o que acontece então se a autorização, por algum motivo for negada? Pessoal, o visto tradicional, com validade de 10 anos continuará sendo emitido normalmente, ‘entonces’, quem não for autorizado pelo sistema poderá se candidatar para fazer um visto normal também. Essa medida é apenas para facilitar a vida de quem ficará por pouco tempo no país, lembrando que estudantes não entram nessa autorização, eles precisam tirar o visto.
Segundo o site de informações sobre o novo sistema, a autorização eletrônica só garante que você pode fazer o seu vôo para o México sem o visto. E, em todos os casos, unicamente os Agentes Federais de Imigração nos pontos de entrada no país, autorizam a entrada.
O consulado alerta também que é preciso verificar com a companhia aérea responsável pela viagem se ela já está operando com o novo sistema. As companhias aéreas, Copa, TACA e a Aeroméxico anunciaram recentemente que já aceitam o documento.
Felizes dos que possuem visto americano válido, ele também é aceito para entrada a turismo no México sem a necessidade de autorização ou visto mexicano, nesse caso, também são os Agentes Federais de Imigração que autorizam a entrada.
E vamos ficar atentos, para que as férias sejam realmente inesquecíveis. O turista com destino ao México deve observar também se seu vôo terá conexões, embora o México não exija nenhum comprovante de vacinação para entrada no país, alguns países exigem o certificado internacional de vacinação contra febre amarela mesmo para passageiros em trânsito, para esse certificado é necessário levar o cartão de vacinas a um posto da ANVISA (no aeroporto de Guarulhos tem um) e solicitar que seja feita a tradução, a vacina deve ser tomada no mínimo de 10 dias antes da data de embarque.
E então, vamos comer um Taco em um tradicional restaurante mexicano?
Abraços,
Fabíola Paiva

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário